Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Tarot > Arcanos Menores  

NAIPES DE COPAS

O Naipe de Copas simboliza o amor e a nossa vida emocional. Corresponde ao elemento água, que regula os sentimentos, os instintos e a disposição. O naipe de copas abrange todo o espectro dos sentimentos humanos, desde a esperança e alegria, à perda, dor e desespero.

escolher outro naipe: espadas | ouros | paus | copas

Carta Ás de Copas

Ás de Copas

O Ás de copas simboliza um grande momento de felicidade nas nossas vidas. Ele representa o amor, a alegria, a gratidão, o desejo e o amor próprio. Este arcano aparece muitas vezes quando iniciámos uma relação afectiva e sentimos uma profunda paixão pela outra pessoa.
Sob a sua influência é frequente abraçarmos novos e estimulantes projectos que nos trazem satisfações, recompensas e alegrias.
Quando acompanhado pela carta da Imperatriz, este arcano também pode significar uma alegria proveniente de gravidez ou nascimento. Seja para usufruir de uma maior intimidade na relação, desenvolver a autoconsciência ou desenvolver novos projectos de trabalho, esta carta anuncia uma grande realização.

Grande amor, Felicidade, Alegria, Realização de sonhos, Oportunidade de encontrar a mais profunda plenitude.

Associações com astrologia: Vénus/júpiter em harmonia com o Sol como profunda realização afectiva.


Carta Dois de Copas

Dois de Copas

O dois de copas representa o amor, a união, o carinho, a paixão e a amizade. É uma carta muito favorável para compromissos afectivos e normalmente surge num lançamento quando iniciámos uma relação, vivemos uma paixão ou assumimos um compromisso mais sério como o casamento.
Este arcano (quando associado a cartas de ouros ou paus) também pode significar uma parceria ou sociedade com o estabelecimento de novas relações profissionais. Sendo uma carta essencialmente benéfica, ela convida-nos a dar o primeiro passo rumo ao amor, sendo certo que haverá muita atracção, harmonia, cumplicidade e realização.

Apaixonar-se, Harmonia, União, Noivado, Amor profundo, Alegria, Felicidade, Atracção, Parceria, Reconciliação, Compreensão mútua.

Associações com astrologia: Vénus na quinta casa no sentido de paixão/envolvimento amoroso.


Três de Copas

Este arcano representa a amizade, a alegria, o prazer e o espírito festivo. A nível interno pode representar bem-estar, paz e harmonia; no plano externo sugere uma festa, celebração com amigos ou actividades sociais agradáveis.
Em termos profissionais é uma carta muito positiva, podendo indicar uma promoção, um aumento de salário ou apenas um ambiente de trabalho agradável com boa colaboração entre os colegas.
É uma carta muito positiva em questões sociais e principalmente na amizade entre as pessoas, podendo indicar épocas especiais de celebração; como um noivado, casamento, aniversário ou notícia de um nascimento. Seja qual for a situação, é uma carta muito feliz e positiva.

Boas amizades, Alegria, Festejos, Partilhar a boa disposição com os outros, Celebração especial, Sucesso.

Associações com astrologia: Lua em harmonia na décima primeira casa, como sentido de profunda amizade e espírito de equipa.


Quatro de Copas

O quatro de copas anuncia uma fase propícia para resolver assuntos pendentes numa relação afectiva ou de amizade.
Com esta carta, podemos contar com a ajuda dos outros, já que indica muitas vezes apoio moral ou emocional que chega a nossa vida. Frequentemente trata-se de amigos que nos ajudam a resolver situações, interferem a nosso favor ou simplesmente renovam a nossa energia com conselhos ou atitudes carinhosas. Este arcano é favorável para renovar a relação sentimental e esclarecer qualquer mal-entendido que exista. Pode também indicar um período favorável para novos conhecimentos ou pessoas que vão entrar na nossa vida trazendo apoio e benefícios.

Novos conhecimentos, Ajudas úteis no campo sentimental, Resolução de problemas pendentes, Apoios, Alguém que entra em contacto.

Associações com astrologia: Vénus na terceira casa, no sentido de comunicação harmoniosa e equilíbrio


Cinco de Copas

O cinco de copas anuncia uma dor muito profunda. Representa desgostos de amor, perdas dolorosas, abandono, preocupações e esperanças frustradas. Em termos sentimentais pode indicar uma ruptura afectiva onde os sentimentos de amargura ainda estão à flor da pele. É importante aprender as lições desta experiência, e nesse sentido, este arcano convida-nos a investigar as causas que levaram ao fracasso e a questionar o nosso comportamento passado.
Apesar da profunda desilusão que esta carta anuncia, a imagem da criança com uma taça, representa a ajuda e o apoio que chega à nossa vida e nos liberta do sofrimento, abrindo horizontes novos e desconhecidos.

Problemas, Lágrimas, Fracasso, Perdas, Desgosto amoroso, Reconhecimento doloroso das coisas, Arrependimento profundo. Desejo de poder mudar o passado. Sentir que o amor lhe é negado.

Associações com astrologia: Saturno/Vénus ou Saturno/Lua em desarmonia como expressão de perda, dor e abandono.


Seis de Copas

O seis de copas aponta frequentemente para o passado, as recordações, os sonhos e a nostalgia. Pode indicar uma vontade de voltar aos velhos tempos; encontrar velhos amigos, visitar os locais onde crescemos ou recordar aspectos que foram importantes para nós. Este arcano também pode ser um alerta de que estamos a ser demasiado idealistas ou ingénuos. Por vezes, representa alguém especial que regressa à nossa vida, possivelmente alguém que conhecemos desde a infância ou há muitos anos.
Em questões de saúde o seis de copas se estiver associado com cartas negativas pode indicar doenças hereditárias.

Inocência, Lembranças do passado, Chegada de um amigo de longa data. Recordações, Saudades, Pensamentos e Nostalgia. Reconhecer a criança que há em si, Ingenuidade.

Associações com astrologia: Lua em Peixes no sentido das recordações sentimentais, pensar no passado com nostalgia.


Sete de Copas

O sete de copas representa a  carta dos desejos, das escolhas, dos sonhos e ilusões. Sob a influência deste arcano construímos fortes expectativas e facilmente nos deixamos enganar e iludir.
Ele adverte para não ficarmos a sonhar acordados, pois para alcançarmos aquilo que desejamos devemos avançar e arriscar de forma prática, determinada e racional. Esta carta aponta para todo o tipo de excessos, prazeres e desejos que fazem parte da nossa vida, podendo levar a um estilo de vida preguiçoso, desleixado e ilusório
A figura representada neste arcano mostra um jovem pensativo em várias situações que se apresentam no plano sentimental, sendo todas elas  interessantes aos seus olhos. É importante manter a calma e serenidade para proceder à melhor escolha.

Pensamentos fixos em desejos, Ilusões, Espírito namorador, Visões, Sentimentalismo frequente, Paixonetas. Necessidade de ordenar os pensamentos a fim de proceder da melhor forma…

Associações com astrologia: Neptuno no sentido de ilusão, sonho, fantasia, fuga da realidade.


Oito de Copas

O oito de copas representa a despedida, o abandono, a partida para o desconhecido. Esta carta mostra que nos afastamos de pessoas queridas (ás quais ainda mantemos laços afectivos) e partimos em busca de novas e melhores coisas, de um novo estilo de vida. Contudo, este abandono é difícil e doloroso, pois existem laços emocionais difíceis de cortar. Pode indicar o abandono de um companheiro, a saída de casa dos pais, a partida de um filho, o abandono de um amante devido a responsabilidades familiares, etc. Representa o período da vida em que cortamos o “cordão umbilical” e seguimos o nosso próprio rumo.

Abandono do parceiro ao qual ainda existem laços difíceis de cortar, Partida para o desconhecido. A dor de ter de despedir-se da pessoa em que se confia. Separação. Tristeza. Afastar-se do passado. Explorar um estilo de vida diferente.

Associações com astrologia: Saturno/Lua no sentido de partida dolorosa e tristeza..


Nove de Copas

 O nove de copas representa uma carta de satisfação em que desfrutamos profundamente os prazeres da vida. Mostra a alegria de viver, a despreocupação, a sociabilidade e o divertimento. Apesar do seu aspecto positivo, é importante alertar contra os excessos, que podem transformar uma experiência tranquila numa busca intensa de prazer. O seu significado nos lançamentos está muitas vezes relacionado com “comes e bebes”, festas e encontro com o grupo de amigos em locais de divertimento. Sob o ponto de vista profissional simboliza trabalho ligado à “restauração”. Em relação à saúde adverte para não cometer excesssos na alimentação.

Prazer, Satisfação, Alegria de viver, Saída com amigos para locais de divertimento. Companheirismo, Amizade. Tornar-se consciente dos aspectos belos da vida e gozá-los.

Associações com astrologia: Lua em Touro no sentido de desfrutar dos prazeres da vida.


Dez de Copas

Em termos de relacionamento, esta carta indica felicidade, harmonia no casamento, alegria com os filhos, satisfação profunda e segurança duradoura. Para qualquer outro objectivo, simboliza êxito, realização e celebração. Num nível mais profundo reflecte a paz interior, a serenidade e o amor abrangente pela humanidade.
Mostra a alegria, as boas relações de vizinhança, o bom trato com chefes e colegas de trabalho e o sentimento de gratidão e harmonia nos relacionamentos e vida familiar.

Grande felicidade, Profunda harmonia, Bem-estar familiar, Segurança emocional, Alegria, Riqueza de sentimentos, Noivado, Casamento.

Associações com astrologia: Júpiter/Lua no sentido de protecção e harmonia familiar.


Valete de Copas

O valete de copas representa uma criança ou filho. É um jovem inocente, sensível, romântico e com grande talento artístico. A sua sensibilidade, intuição, imaginação e ingenuidade provocam uma certa tendência para sonhar acordado e criar muitas fantasias e ilusões. São pessoas que precisam de amadurecer e aprender a lidar com a realidade do mundo para que os seus sonhos se realizem.
Este arcano pode indicar uma coisa que está no seu processo embrionário, representa muitas vezes um sentimento que está a florescer ou uma relação que está a iniciar. É uma carta muito positiva em termos sociais e de amizade; mostra um gesto amigo, um conselho bem intencionado ou um apoio espontâneo por parte dos outros.

Um gesto amigo que é oferecido, Uma boa oportunidade que surge, Criança ou Filho, Sentimentos puros. Sensibilidade. Ideias criativas, Intimidade, Imaginação, Ingenuidade, Talento artístico, Espírito sonhador.

Associações com astrologia: Vénus na primeira casa como o demonstrar dos próprios sentimentos.


Cavaleiro de Copas

O cavaleiro de copas representa um jovem adulto romântico, sincero e sensível. Esta carta mostra que somos guiados pelos sentimentos e que temos uma visão sonhadora do mundo. É um pouco exagerado em termos de sentimentos deixando o coração comandar a cabeça. As sua atitudes sentimentais são por vezes precipitadas e mal direccionadas o que lhe provoca algumas oscilações sentimentais. O seu estado de espírito alterna muito entre a melancolia e o êxtase.  Ele é o jovem apaixonado, agradável, pacífico e sempre em busca de emoções. Quando surge num jogo, é uma boa influência para desenvolvimentos amorosos ou reconciliações afectivas.

Idealização; Sensibilidade emocional; Romantismo; Temperamental; Convite ao Amor; Talento artístico; Intuição.

Associações com astrologia: Vénus/Lua como sentido de ternura, sensibilidade feminina e alegria sentimental.


Rainha de Copas

Trata-se de alguém de natureza romântica, com grandes sonhos e imaginação fértil. A raínha de copas representa muitas vezes a pessoa amada, sendo uma pessoa alegre, amiga, carinhosa e muito compreensiva. Demonstra os seus sentimentos de forma generosa e incondicional.
A influência deste arcano convida-nos a expressar a compaixão, a compreensão e a disposição para ajudar o próximo. Deve também aprender a trabalhar as forças inconscientes da alma e a direccionar a sua energia para as criações artísticas. É uma carta muito positiva para o amor, mostrando um momento de alegria, felicidade e entendimento mútuo. Ela é a essência feminina, a mulher empática, criativa e idealista.

Empatia; Bom coração; Sensível; Intuitiva; Harmonia emocional; Espírito de sacrifício; Amor incondicional.

Associações com astrologia: Sol em peixes no sentido de pessoa intuitiva, sensível, mediúnica. Espírito de sacrifício e ajuda ao próximo


Rei de Copas

O rei de copas representa um homem sensível, sincero, amigo e fiel. É alguém sentimental, suave, mediúnico, romântico e intuitivo. Ele possui experiência, sabedoria e maturidade sentimental, o que lhe permite conduzir a vida de forma harmoniosa e ser um bom conselheiro. O seu talento artístico é visível em áreas como a música, pintura ou poesia. Para além das habilidades artísticas é dotado de uma forte mediunidade que muitas vezes é utilizada na área das terapias e serviço social.
Este arcano simboliza muitas vezes uma pessoa importante na nossa vida, pode representar a figura da pessoa amada (marido), um membro importante da família como (o pai), ou então um amigo muito chegado. Representa também uma fase de romantismo na qual mostramos os nossos sentimentos e estamos receptivos a novas experiências.

Estabilidade de sentimentos; Generosidade; Diplomacia; Apoio;  Romantismo; Amizade;  Mediúnidade; Talento artístico; Ajuda ao próximo.

Associações com astrologia: Sol em peixes no sentido de pessoa intuitiva, sensível, mediúnica. Espírito de sacrifício e ajuda ao próximo.


  escolher outro naipe: espadas ourospauscopas


 
 
© Todos os direitos reservados - Astrologia Carla Oliveira