Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

CAPRICÓRNIO


Datas
-
22 de Dezembro a 20 de Janeiro

Regência - Saturno

Casa - Décima

Elemento - Terra

Qualidade - Cardinal

Anatomia - Capricórnio rege os ossos, joelhos, cabelo, pele, unhas, rótulas, meniscos, dentes, tendões.

Palavras chave: Cauteloso, Sério, Responsável, Tradicional, Eremita, Autoridade, Consolidação, Dever, Disciplina, Conservador, Prudente, Paciente, Maturidade, Reconhecimento, Sentido de limites, Profissionalismo, Reservado, Independente, Económico, Frio, Desconfiado.

O nativo de Capricórnio é um indivíduo paciente, sério, cauteloso, responsável, disciplinado, reservado, determinado e independente. É um tradicionalista que faz os possíveis para resistir à mudança. Cauteloso, pesa cuidadosamente os prós e os contras em qualquer situação e sabe esperar pelo momento certo para agir, revelando-se um excelente homem de negócios ou político. È um trabalhador incansável que planeia as coisas a longo prazo com disciplina, método e organização. Frio e distante, possui a capacidade de analisar racionalmente a realidade sem se envolver emocionalmente. A sua profundidade interior torna-o admirado e respeitado nas amizades e a sua determinação ajuda-o a realizar aquilo em que acredita. A influência de Saturno o seu regente faz com que seja desconfiado em relação a tudo o que não é racional ou coerente. A sua mente é lógica, sagaz, lúcida, prudente, céptica e racional. Psicologicamente, Capricórnio corresponde à tomada de consciência da independência do eu, revelada pela faculdade do discernimento. Esta faculdade leva o nativo deste signo a isolar-se para poder explorar todos os seus recursos interiores.
De temperamento sério, prudente e metódico raramente se deixa seduzir por atractivos mundanos e superficiais. É mais adepto do trabalho do que das diversões e prazeres. Conservador por natureza, respeita a hierarquia, as tradições e as regras sociais, tendo dificuldade em aceitar o que está fora do convencional. São realistas e pragmáticos, tendo consciência de que o sucesso não surge do dia para a noite. Por isso, em vez de esperarem pela sorte, preferem insistir nas coisas até atingirem o resultado pretendido. Sentem-se satisfeitos com progressos lentos e trabalham com firmeza em direcção aos seus objectivos, planeando cuidadosamente o percurso a seguir.

Os Capricórnios são po r vezes acusados de serem muito materialistas, mas na verdade não se interessam pelo dinheiro em si mesmo mas sim pela segurança que ele pode dar. A maioria destes nativos gosta de conservar as suas posses, sendo firmes apoiantes de tudo o que é conservador e tradicional. Previdente, planeia meticulosamente o seu futuro financeiro.

O nativo de Capricórnio é uma pessoa prática, eficiente, astuta e com grande necessidade de ser bem sucedida. Sobe com garra a escada social de forma a realizar as suas ambições e a atingir o topo da pirâmide através da sua paciência e persistência.

No aspecto negativo podemos encontrar alguns nativos de Capricórnio extremamente rígidos e pessimistas na maneira de ver o mundo. Por vezes são melancólicos e deprimidos no relacionamento com os outros, podendo também mostrar uma faceta fria e inibida na área emocional. Estes nativos precisam de se isolar periodicamente para encontrar o equilíbrio interior. O Capricórnio é um signo de Terra, o que lhe confere introspecção, lentidão e uma certa frieza. Apesar do orgulho e das reacções de altivez, é sensível e emotivo.

Sob o ponto de vista profissional o nativo de Capricórnio é exigente, organizado, sério e empenhado, podendo ter sucesso em diversas profissões. Dono de uma forte persistência, acaba por conseguir atingir os seus objectivos, que têm sempre o sucesso financeiro envolvido.

Habituado ao esforço, mostra grande empenho nas suas actividades e nunca retrocede diante de dificuldades e obstáculos. Disciplina e perseverança são os seus instrumentos de trabalho. Onde a maioria das pessoas desistem, ele continua. Excelente organizador e administrador, tem sucesso em actividades onde é requerido um alto nível de responsabilidade e trabalho sério. Para atingir os seus objectivos, o nativo de Capricórnio aprendeu a lidar bem com os limites. É paciente, persistente, realista, pragmático, concentrado, preciso, determinado e disciplinado. É dotado para profissões nas quais possa expressar as suas habilidades técnicas, como cirurgião, dentista ou engenheiro.

Chefia de grandes empresas, controle de qualidade, construção e política são outras áreas onde se costuma destacar. Por ser um signo de terra, é frequente demonstrar interesse pela natureza, biologia, geologia e agricultura. Capricórnio no meio do céu acentua a necessidade de exercer autoridade, ocupar cargo de comando, liderança e ser reconhecido pelo seu trabalho. Deve ter atenção para não ser demasiado autoritário com os outros

Em termos sentimentais o nativo de Capricórnio é sensível, reservado, conservador, leal, sincero e tímido. Os bons valores à moda antiga, como a honestidade, a dedicação e a seriedade fazem parte deste nativo. Os Capricórnios mais jovens geralmente sentem-se atraídos por pessoas mais velhas, sensatas e experientes, parceiras que já gozaram bem a vida e estão prontas para assentar. Por muito apaixonados que estejam, mantêm sempre os pés assentes na terra e é pouco provável que demonstrem atitudes românticas ou fiquem presos em paixões tumultuosas. Não suportam um parceiro demasiado afectuoso que os sufoque, preferem uma pessoa mais independente. Para eles o casamento faz parte da vida, sendo um acontecimento que garantirá a sua posição na sociedade; conseguir uma posição vantajosa é um dos seus maiores propósitos. Quando está completamente descontraído, mostra um apetite sexual voraz e inesperado, proporcionando experiências únicas. A mulher Capricórnio tem tendência para assumir o comando, pelo que é recomendável não dar azo a conflitos de poder. De olhar sério e personalidade forte, oculta uma grande necessidade de amor e ternura. Um parceiro apaixonado poderá ser capaz de revelar a sua sensibilidade e amolecer a sua falta de emotividade. No papel de mãe é exemplar, atenta e protectora.

Na área da saúde, Capricórnio rege os dentes, ossos, articulações e pele. As patologias mais frequentes neste signo podem incluir: reumatismo, fracturas, cáries, eczema, acne, alergia, artrite, verruga, endurecimento dos tecidos entre outras. As doenças crónicas, em especial as provocadas pelo frio e pela humidade costumam afectar estes nativos.

Por trás de uma atitude dura e fria, o Capricórnio é muito sensível, mas reprime as emoções. Interioriza os problemas, desgostos e feridas de orgulho. De certa forma envenena-se e cria toxinas no plano psíquico. As erupções cutâneas e eczemas são muitas vezes ocasionados por tensão nervosa e emocional. Estas patologias podem manifestar-se quando estes nativos receiam ser controlados ou contrariados. A dietética chinesa, a macrobiótica e os jejuns purificadores podem ser muito benéficos para estes nativos. Podem utilizar-se as folhas de nogueira em decocção, para ajudar a digestão e combater a fadiga. A sua acção melhora os problemas de pele, acne e eczema bem como as frieiras e as gretas. O ginseng, é por excelência a planta do Capricórnio. Excelente regenerador, considerada como o elixir da longevidade, aumenta o apetite e estimula a sexualidade.


 

 

 


FASE ACTUAL
DA LUA


 
© Todos os direitos reservados - Astrologia Carla Oliveira