Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Astrologia >  

OS PLANETAS

Os planetas são os princípios activos da astrologia: são eles que veiculam e especificam as qualidades representadas pelos signos. Num mapa astrológico são geralmente analisados oito planetas: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão – e dois luminares – o Sol e a Lua.

Do ponto de vista astrológico os planetas representam facetas da existência individual ou colectiva, tipos de actividades ou aspectos da consciência humana. Ao longo do tempo o espírito analítico do homem tenta descobrir novos critérios que possibilitem uma melhor compreensão das actividades planetárias e também novas possibilidades interpretativas.
Os planetas podem ser agrupados de acordo com a sua função simbólica. O Sol e a Lua, conhecidos como Luminares, representam as grandes polaridades humanas: o Masculino e o Feminino. Os planetas pessoais, Mercúrio, Vénus e Marte, mostram a expressão básica da personalidade. Os planetas sociais, Júpiter e Saturno estão relacionados com o aspecto social do ser humano. Por fim, os planetas transpessoais, Urano, Neptuno e Plutão simbolizam a transformação e regeneração.

O tempo necessário para um planeta dar a volta à Terra pode variar entre 28 dias (Lua) e 248 anos, no caso de Plutão. Nem todos os planetas atravessam os signos de modo uniforme. Urano, Neptuno, Plutão e Quíron têm órbitas excêntricas, que se sobrepõem e demoram mais tempo a atravessar uns signos do que outros.

Tempo necessário para completar uma deslocação ao longo do Zodíaco


Planetas Duração
Lua Cerca de 28 dias
Sol 1 ano
Mercúrio Cerca de 1 ano
Vénus Cerca de 1 ano
Marte Cerca de 23 meses
Júpiter Cerca de 12 anos
Saturno Cerca de 29 anos
Quíron Cerca de 51 anos
Urano Cerca de 84 anos
Neptuno Cerca de 164 anos
Plutão Cerca de 248 anos
Os Nodos Cerca de 18 anos


SOL


Signo que rege
–  Leão
Detrimento -  Aquário
Casa associada – Quinta casa.
Fisiologia – Sistema cardiovascular, costas, coluna vertebral, artérias, circulação do sangue.
Carreira Director, Administrador, Magistrado, Ourives, Professor. Cargos de liderança.
Rotação ao longo do Zodíaco um ano
Associações – Pai, Chefe, Patrão, Presidente, Objectos de valor, Jogos, Criatividade.



Na Astrologia o Sol representa o centro do nosso ser,
o princípio criador inerente a cada pessoa. É ele que nos dá a luz, calor e vida. Representa a força de vontade, energia, ambição, dignidade, auto-confiança, poder, vitalidade, criatividade, figuras de autoridade e, em particular, a figura paterna. Um Sol bem posicionado no mapa astral confere nobreza de sentimentos, generosidade, coragem, força de vontade, sucesso e prestígio. Um Sol debilitado, indica comportamento arrogante, orgulhoso e desdenhoso. Num mapa natal masculino o Sol indica como a pessoa se identifica com o arquétipo homem, como ele afirma a sua autoridade. Num mapa natal feminino o Sol fornece informação quanto ao modelo masculino ideal que a pessoa procura. Descreve o grande amor da mulher, o arquétipo deste amor.  

Independentemente da posição que o Sol ocupa num mapa, a necessidade de auto-expressão é canalizada para o exterior através do signo e da casa onde se encontra. O seu posicionamento e aspectos indicam o grau de vitalidade que a pessoa dispõe e também a sua nobreza ou pobreza de carácter.
A casa astrológica onde o Sol se encontra irá revelar a área da vida onde a pessoa tem maior capacidade de brilhar ou se realizar. Por exemplo, um Sol no ascendente mostra uma personalidade activa, determinada que busca prestígio pessoal. Todos nascemos com alguns dons inatos que o Sol pode vir a revelar ou despertar a seu tempo. Ele mostra o campo e o modo no qual ocorre a maior parte do desenvolvimento da nossa personalidade. Simboliza o caminho, a meta, bem como tudo aquilo que é essencial para nós.

Aspectos positivos – Confiança – Vitalidade – Energia – Criatividade – Ambição – Força – Integridade – Auto-Expressão – Independência – Dignidade.

Aspectos Negativos – Complexo de superioridade – Orgulho – Vaidade – Arrogância – Egoísmo – Narcisismo – Exibicionismo – Necessidade de atenção.

SOL - Força vital – Poder - Ego – Centro da identidade e propósito na vida – Reconhecimento – Orgulho – Calor – Luz – Alegria de viver – Paternidade – Criatividade – Filhos – Crianças – Prazeres – Divertimentos – Autoridade - Poder de dirigir a energia – Coração – Padrões elevados -  O CRIADOR.

LUA


Signo que rege – Caranguejo
Detrimento -  Capricórnio
Casa associada – Quarta casa.
Fisiologia – Seios, estômago, glândulas, sistema linfático, distúrbios emocionais.
Carreira Enfermagem, Serviço Social, Historiador, Marinheiro, Pescador, Parteira, Hotelaria, Antiquário.
Rotação ao longo do Zodíaco cerca de 28 dias.
Associações – Mãe, Antepassados, Ciclos, Marés, Obstetrícia, Emoções, Sentimentos, Mulheres, Família, Alimentação, Sonho.

A Lua simboliza as nossas necessidades emocionais e instintos. É o astro que conta a história de cada um, fala sobre as suas relações familiares e sobre o seu passado. Através da sua posição no mapa, é possível identificar aquilo que nos toca o coração, a forma como nos relacionamos intimamente e o que nos oferece protecção. Ela representa a nossa infância, o nosso lar materno e a nossa Mãe.
A relação que o bebé tem com a sua Mãe é essencial para o seu desenvolvimento emocional e sentimental. A Lua representa o ambiente que acolheu o bebé nos primeiros anos de vida. Ela é responsável também pela nossa receptividade, imaginação, sensibilidade, reacções, hábitos, memórias e pela forma como nos adaptamos ao meio ambiente e expressamos as nossas emoções. O signo ligado à Lua é Caranguejo que representa o sentimento de protecção e nutrição. Nos mapas masculinos, a Lua, representa a Mãe e reflecte muitas vezes o tipo de esposa que o homem irá procurar na fase adulta para substituir a figura materna.

Na Astrologia Psicológica, a Lua representa as nossas reacções inconscientes e experiências subjectivas. Ela corresponde ao ímpeto inconsciente de satisfazer as nossas necessidades básicas. Representa também a capacidade de estabelecer contacto, o desejo de intimidade e segurança, o lar, o modo de vida, a memória e a necessidade de conforto emocional. As massas populares são também representadas por este astro. Quando se encontra dignificada num mapa astral a Lua indica sensibilidade, receptividade, empatia, afabilidade. Quando debilitada, representa a insegurança, fragilidade, inactividade, passividade e preguiça. A Lua simboliza a fertilidade natural e física: a capacidade de dar forma à vida, dar assistência, protecção e conforto. Este astro tem uma acção decisiva sobre todos os líquidos do nosso planeta, incluindo os do nosso organismo. Nesse sentido, é aconselhável observar o comportamento da Lua antes de nos submetermos às cirurgias ou outros tratamento que afectem o nosso organismo.

Aspectos positivos – Empatia – Instinto Maternal – Protecção – Hospitalidade – Int uição – Adaptabilidade Receptividade – Amor Maternal – Serenidade – Segurança –Conforto – Capacidade Nutridora.

Aspectos negativos – Dependência Psicológica – Hipersensibilidade – Passividade – Indecisão – Imaturidade – Sentimento de Inferioridade – Medo – Fragilidade – Timidez – Vitimização – Preguiça.

LUA – Emoções – Estados de Espírito – Necessidades – Hábitos – Maternidade – Mulheres - Família – Alimentação – Questões Domésticas – Sonho – Sexto Sentido – Estômago -
Fantasia – Terra Natal – Noite – Fertilidade – Dependências – Ciclos – Antepassados.

MERCÚRIO



Signo que rege
– Gémeos e Virgem
Detrimento -  Sagitário
Casa associada – Terceira e Sexta casa
Fisiologia – Respiração, sistema nervoso, brônquios, olhos, órgãos da fala e da audição, tiróide
Carreira Professor, Agente de vendas, Escritor, Jornalista, Advogado, Relações públicas, Secretária, Informático.
Rotação ao longo do Zodíaco cerca de um ano
Associações – Intelecto, Papel, Livros, Estudo, Comunicação, Ideias, Notícias, Vivacidade, Investigação, Irmãos, Vizinhos.



Na mitologia, Mercúrio é o mensageiro dos deuses, que deu ao homem a linguagem e a capacidade de aprender e comunicar. Está relacionado com a inteligência, com a rapidez de compreensão, com a memória e o raciocínio. Ele é o planeta da escrita, dos órgãos de comunicação social, das telecomunicações, das estradas, dos transportes, do comércio da Internet. A habilidade de usar as palavras para traduzir percepções sensoriais em conceitos é uma função de Mercúrio.
Influenciado pelo elemento Ar, rege os signos de Gémeos e Virgem. Quem possui Mercúrio nestes signos é dotado de um raciocínio claro, rápido e tem uma boa capacidade de comunicação método e análise. Em signos de Ar e Fogo, Mercúrio expressa-se de forma rápida, decidida e determinada. Em signos de água o raciocínio torna-se intuitivo, influenciável e imaginativo. Em signos de terra ele exterioriza-se através da capacidade de cálculo e análise, surgindo uma comunicação mais lenta, prática e calculada.
O signo no qual Mercúrio se encontra no mapa natal indica a melhor forma de aprendermos as coisas.

Pessoas com um Mercúrio dignificado possuem um intelecto forte e têm um bom poder de argumentação. Gostam de aprender, ensinar, escrever, investigar, viajar e conhecer coisas novas. Quando o planeta se encontra debilitado a mente da pessoa torna-se desorganizada, mesquinha, falsa, ardilosa, confusa e mais predisposta a ser vítima de enganos ou a enganar. Criam conflitos com facilidade.
Mercúrio também faz a ponte entre a mente consciente e a inconsciente, pois o seu poder de pensamento favorece o reconhecimento e a compreensão das imagens do inconsciente que aparecem por exemplo nos sonhos. As pessoas sintonizadas com Mercúrio, caracterizam-se pela sua vivacidade, jovialidade, versatilidade e espírito multifacetado chegando rapidamente à essência de qualquer assunto.

Aspectos positivos – Versatilidade – Diplomacia - Habilidade Intelectual - Espírito Prático – Perspicácia - Gosto pela Investigação – Espirituosidade – Eloquência – Astúcia – Percepção – Dom da Palavra e Escrita.

Aspectos negativos – Difamação – Nervosismo - Dispersão Mental – Indecisão – Coscuvilhice – Crítica -  Mentira – Calculismo – Cepticismo - Problemas de Comunicação – Distracção -

MERCÚRIO – Comunicação – Intelecto – Mente – Razão – Lógica – Viagem – Saber – Escrita – – Irmãos – Vizinhos – Escola – Análise – Informação – Pensamentos – Notícias – Ideia – Truque – Conhecimento – Astúcia – Nervos – Estudo.

VÉNUS

 

Signo que rege – Touro e Balança
Detrimento -  Carneiro
Casa associada – Segunda e Sétima casa.
Fisiologia – Garganta, rins, lombar, doenças venéreas, gânglios, útero, ovários.
Carreira Músico, Artista, Estética, Decorador, Pintor, Joalheiro, Estilista, Actividades Financeiras, Artes.
Rotação ao longo do Zodíaco cerca de um ano.
Associações – Artes, Amor, Atracção, Beleza, Estética, Relacionamento, Devoção, Sociabilidade, Mulher, Bem-estar.

Vénus é um planeta nocturno e feminino. Representa o amor, beleza, suavidade, delicadeza, harmonia, sendo conhecido como o benéfico menor. Simboliza os aspectos da natureza feminina que se manifestam na matéria. Todas as experiências sensoriais são regidas por Vénus e pelo signo Touro. A amizade, alegria, fraternidade, paixão, sexualidade e casamento estão intimamente ligados a Vénus. Ele também tem o poder de atrair os bens materiais simbolizando tudo o que é requintado, belo e valioso. A sua influência torna as pessoas mais sensíveis, emotivas e atraentes.
No mapa de um homem, a posição de Vénus indica aquilo que o atrai numa mulher, já no mapa de uma mulher, mostra a sua forma de expressar o afecto e feminilidade. Como regente do signo Touro está mais relacionado com o amor físico e bens materiais, como regente de Balança está mais ligado aos princípios éticos e estéticos. Quando se encontra mal posicionado no mapa representa a preguiça, a infidelidade, o ciúme e a libertinagem. Com bons aspectos este planeta torna as pessoas atraentes, sedutoras e dotadas de talento artístico e sentido estético.

Tanto Vénus como a Lua representam o princípio feminino. A Lua tem uma relação com a figura da Mãe enquanto que Vénus simboliza a mulher jovem, a mulher amada. Vénus expressa o seu impulso para a beleza, conforto e bem-estar. Relaciona-se com o mundo exterior onde descobre uma variedade de sensações e possibilidades captadas com os cinco sentidos e fornecedoras de prazer.
Quando Vénus de encontra num signo compatível os relacionamentos evoluem de forma positiva, resultando em relações fortes, apaixonadas e duradouras. Quando está posicionado num signo incompatível mostra frieza, relações instáveis, passageiras e medo de partilhar a intimidade.

Aspectos positivos – Desfrutar os prazeres da vida – Ternura - Afecto – Beleza – Suavidade – Partilha – Charme – Sedução – Alegria – Sedução – Sentido estético – Talento artístico – Intimidade – Dinheiro.

Aspectos negativos – Avidez por luxos – Preguiça – Infidelidade – Vaidade – Inveja – Indecisão – Dependência afectiva – Superficialidade.

VÉNUS – Relacionamento – Beleza – Arte – Equilíbrio – Gosto – Amor – Graça – Partilha - Sedução – Charme – Encanto  – Solidariedade – Paz – Sociabilidade – Satisfação – Afinidade – Jovialidade – Poder de atracção – União – Mulher.

MARTE


Signo que rege – Carneiro e Escorpião
Detrimento -  Balança
Casa associada – Primeira casa.
Fisiologia – Cabeça, olhos, músculos faciais, ovários, testículos, eliminação de toxinas.
Carreira Soldado, Desportista, Cirurgião, Explorador, Bombeiro, Carpinteiro, Agente de autoridade.
Rotação ao longo do Zodíaco cerca de 23 meses.
Associações – Luta, Sexualidade, Armas, Acidentes, Sangue, Violência, Força, Competição, Impulso, Calor, Acção.




Marte é o símbolo planetário da energia dinâmica, da acção apaixonada, da luta pelos anseios pessoais e do impulso auto-afirmativo e instintivo. Ele é o instinto de sobrevivência, ligado aos impulsos agressivos e sexuais. Representa a competição que permite ao indivíduo ultrapassar os bloqueios, contrariedades e oposições exteriores.
No mapa astrológico, Marte revela a forma da pessoa se afirmar, direccionar a energia, enfrentar um problema, lutar por aquilo que deseja. Símbolo de luta coloca os seus sentimentos ao serviço de uma causa apaixonada e por ela é capaz de atitudes nobres e corajosas. Marte é conhecido como o “pequeno maléfico”, pois a sua natureza agressiva e conflituosa torna-se incompatível com a vida.
Quando Marte está dignificado no mapa astral, a pessoa é corajosa, activa e dotada de um espírito guerreiro e combativo. O seu desejo de estímulos é muito forte. Quando Marte se encontra debilitado a pessoa torna-se excessivamente agressiva, conflituosa, precipitada e descontrolada.

Individualidade é uma palavra-chave de Marte, já que este planeta representa o impulso de lutar contra os princípios do grupo, reafirmando as diferenças individuais.
Agressividade construtiva é um arquétipo de Marte, fundamental para o indivíduo afirmar a sua individualidade, conquistar o que deseja, defender-se de um ataque, agir, iniciar, arriscar, ter coragem e vigor. Para lidar com o seu excesso de energia, precisa de encontrar canais de expressão adequados. A energia de um Marte bloqueado pode direccionar-se para a própria pessoa, gerando ataques de fúria, tensão e depressão.

Aspectos positivos – Determinação – Coragem – Assertividade – Dinamismo – Gosto pela aventura – a
Acção – Carácter independente – Desejo – Potência – Avanço – Virilidade – Força – Conquista – Sexualidade – Resistência.

Aspectos negativos – Luta – Guerra – Violência – Brutalidade – Agressividade – Impaciência – Tirania – Gosto pelo risco – Hiperactividade – Irritação – Vingança – Hostilidade.

MARTE – Assertividade – Luta – Coragem – Guerra – Masculinidade – Independência – Vencer – Iniciativa – Competição – Conquistar – Sexualidade – Músculos – Força – Acção – Desejo – Brutalidade – Afirmação – Audácia – Energia – Calor – Hiperactividade.

JÚPITER


Signo que rege – Sagitário
Detrimento -  Gémeos
Casa associada – Nona casa
Fisiologia – Fígado, pâncreas, glândula pituária, nervo ciático, fémur, artéria femoral, acumulação de gordura.
Carreira Juiz, Professor, Advogado, Médico, Conselheiro, Guia turístico, Chefe de governo.
Rotação ao longo do Zodíaco cerca de 12 anos.
Associações – Religião, Abundância – Sabedoria – Expansão – Universidades – Estrangeiro – Virtude – Valores – Moral – Riqueza.




Júpiter rege a 9º casa do horóscopo, que representa as longas viagens, justiça, ensino superior, religião e filosofia. Rege todas as instituições de cunho intelectual ou espiritual que dêem ao homem uma moral de conduta e orientação. Este planeta está associado a energias benéficas, generosas e promotoras de bem-estar, expansão, melhorias, sucesso e fama.
Quando a força deste planeta é usada de forma construtiva cria oportunidades para prosperar mostrando lealdade, ousadia, magnificência, nobreza de carácter e sentido de justiça. Sendo mal usada conduz a esbanjamento, obstinação, atitudes fraudulentas, religiosidade hipócrita, excessos e exageros.
 A sua posição no mapa astrológico mostra as áreas onde podemos contar com a sorte, oportunidades de crescimento e desenvolvimentos positivos.
A sua energia proporciona às pessoas expansão da consciência, generosidade, desenvolvimento espiritual e busca da sabedoria. Capacita-nos com potencial para o altruísmo em prol do colectivo.
Conhecido pelo “grande benéfico”, representa a busca pela verdade, pelo sentido da vida e pelo porquê das coisas. O seu princípio de expansão e crescimento revela o desejo de desenvolvimento material, intelectual e espiritual. Todos estes propósitos podem ser conseguidos através dos estudos, viagens, política, filosofia, religião e outros sistemas de leis.

Júpiter rege também os desportos colectivos, actividades que envolvam músculos e tenham espírito competitivo e alegre.
Um dos símbolos deste planeta é a cornucópia, o corno da fartura, símbolo de fertilidade e abundância que este planeta pode gerar. Podemos considerar Júpiter como o nosso anjo da guarda, a nossa estrelinha da sorte que nos ajuda nos momentos mais difíceis e nos enche de esperança, fé, entusiasmo, alegria e generosidade para enfrentar os desafios da vida.

Aspectos positivos – Confiança – Fé – Optimismo – Riqueza – Generosidade – Religião – Cultura – Leis – Filosofia – Educação superior – Moral – Valores – Justiça – Honra – Nobreza – Ética – Bondade – Confiança.

Aspectos negativos – Orgulho – Preguiça – Esbanjamento – Negligência – Extravagância – Comodismo – Despreocupação - Optimismo exagerado.

JÚPITER – Sorte – Expansão – Ideais – Melhoria – Optimismo – Riqueza – Generosidade - Professores – Viagens – Virtude – Valor – Moral – Ética – Exagero – Justiça – Honra – Nobreza – Lei – Religião – Sabedoria – Turismo – Mestres – Filosofia.

SATURNO



Signo que rege – Capricórnio
Detrimento -  Caranguejo
Casa associada – Décima casa
Fisiologia – Ossos, pele, dentes, articulações, unhas, tendões.
Carreira Legislador, Advogado, Dentista, Pedreiro, Mineiro, Jardineiro, Agricultor, Banqueiro, Juiz, Construtor civil.
Rotação ao longo do Zodíaco entre 29 e 30 anos.
Associações – Estrutura, Velhice, Regras, Lei, Limites, Medo, Autoridades, Esforço, Dificuldade, Atrasos, Responsabilidade.



Saturno na astrologia é considerado o Senhor do karma, princípio assente na lei causa e efeito. A vida não é um processo aleatório, mas sim o resultado de acções passadas. Frio, duro e implacável indica o caminho do dever, esforço e responsabilidade. Relacionado com os fenómenos do tempo e espaço, representa os processos de amadurecimento e a conquista da força interior, permitindo o crescimento pessoal através de obrigações e responsabilidades. A evolução só ocorrerá através do trabalho, luta, esforço, disciplina e muitas vezes dor. Pela dor criamos consciência dos aspectos que precisam de atenção, empenho e desenvolvimento.
Em termos colectivos, Saturno representa o poder social instituído, a autoridade que impõe ordem aos cidadãos exigindo obediência às regras, normas e objectivos. Mostra muitas vezes a educação que o pai dá ao filho com todas as obrigações, proibições e directivas autoritárias.
As acções de Saturno são lentas, cautelosas, sempre em busca de segurança e sentido de justiça. Ele ensina-nos o sentido de dever, responsabilidade, obrigação e sacrifício, embora às vezes possa criar frustração e adiamento de muitos projectos.

Psicologicamente Saturno é o velho homem sábio, o Professor. O trabalho e esforço sugerido pela energia restritiva deste planeta, valem a pena, pois são a única forma de aprendizado.Com Saturno não se deve esperar algo do nada, pois só com esforço, determinação e perseverança somos recompensados.
As figuras de autoridade estão ligadas a Saturno. Ele representa a lei e a ordem pública, estando relacionado com a burocracia e o governo.
Quando forma aspectos positivos no mapa astrológico, simboliza a profundidade, rigor, sentido de responsabilidade, esforço, paciência e maturidade. Se formar aspectos negativos representa a avareza, mesquinhez, medo, inveja, impotência, preocupação e pessimismo.
Saturno representa a reclusão, que pode manifestar-se como uma sensação dolorosa de abandono ou como uma serenidade interior na imobilidade.

Aspectos positivos – Sentido de dever – Responsabilidade – Prudência – Humildade – Realismo – Objectividade – Maturidade – Paciência – Sobriedade – Concentração – Organização.

Aspectos negativos – Medo – Pessimismo – Insegurança – Hesitação – Melancolia – Timidez – Avareza – Egoísmo – Desconfiança – Inveja – Rancor – Autoritarismo – Solidão – Doença – Pobreza – Carência.

SATURNO -  Limite – Ossos – Estrutura – Tradição – Dever – Carência – Desconfiança – Privação – Sobriedade – Amargura – Pobreza – Regras – Lei – Conservadorismo – Esforço – Dificuldade – Instituições sociais – Frieza – Rigidez – Experiência – Realidade – Medo – Solidão.

URANO

 


Signo que rege
– Aquário
Detrimento -  Leão
Casa associada – Décima primeira casa
Fisiologia – Sistema nervoso e circulatório. Nevralgias, perturbações psíquicas.
Carreira Cientista, Investigador, Novas tecnologias, Astrologia, Metafísica, Engenharia aeroespacial, Informática, Rádio, Televisão.
Rotação ao longo do Zodíaco cerca de 84 anos.
Associações – Electricidade – Novas tecnologias – Astrólogo – Organizações humanitárias – Liberdade – Revolução – Original.

Urano foi descoberto em 1781, na época das revoluções francesa e americana, daí a sua relação com a liberdade, independência e natureza revolucionária. Como foi o primeiro planeta a ser descoberto cientificamente, numa fase de grandes progressos nesta área, também está associado às ciências e novas tecnologias.
Eléctrico, vibrante e revolucionário, a sua acção traz uma libertação de tudo que o prende ou oprime. Ele vibra numa escala acima de Mercúrio, estando relacionado com a mente universal, a comunicação telepática e o sexto sentido. Simboliza as pessoas inovadoras, rebeldes, inconformistas e todos aqueles que desafiam as normas e convenções. Ultrapassa a razão pois é intuitivo, holista, original, criativo e inspirado. Urano é conhecido pelo grande libertador, representando as mudanças surpreendentes, os lampejos de inspiração e as transformações catastróficas.
Estando ligado ás vibrações superiores e ao espírito inventivo, Urano é o planeta das novas tecnologias; rádio, informática, Internet, televisão, campos magnéticos.

Urano ilumina e liberta o espírito, rompendo com as estruturas rígidas e limitativas de Saturno. Ele desafia os padrões estabelecidos e rompe com as regras sociais que já se encontram ultrapassadas. A nível psicológico a sua energia permite-nos ter uma visão universal e compreender a humanidade como um todo. Urano leva-nos a lutar pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão do nosso eu.
Geralmente a presença de Urano na nossa vida provoca mudanças surpreendentes e inesperadas. Com trânsitos difíceis pode mesmo provocar grandes crises e alterações radicais, que apesar de dolorosas ampliam a consciência do indivíduo, permitindo que ele tenha insights e ideias que o irão transformar de forma significativa.
Quando forma aspectos positivos no mapa astrológico, pode indicar pessoas inovadoras, humanitárias, intuitivas, originais, criativas e reformistas. Se formar aspectos negativos, provoca instabilidade, rebeldia, irresponsabilidade, excentricidade e desorganização.

Aspectos positivos – Espírito inventivo – Originalidade – Criatividade – Liberdade – Independência – Reformismo – Tolerância – Humanismo – Energia – Genialidade.

Aspectos negativos – Revolta – Fanatismo – Irresponsabilidade – Radicalismo – Inconstância – Extremismo – Instabilidade – Desorganização – Choque – Caos.

URANO -  Mudança – Vibração – Revolução – Mente superior – Intuição – Libertação – Génio – Tecnologia – Invenção – Originalidade – Insight – Excentricidade – Choque – Internet – Televisão -  Rádio – Relâmpago – Rebelião – Individualidade – Electricidade – Imprevisibilidade.

NEPTUNO


Signo que rege
– Peixes
Detrimento -  Virgem
Casa associada – Décima segunda casa
Fisiologia – Sistema linfático, psicoses, doenças infecciosas, glândula pineal, vícios, esquizofrenia.
Carreira Fotógrafo, Músico, Artista, Pintor, Poeta, Psiquiatra, Médium, Hipnoterapeuta, Designer.
Rotação ao longo do Zodíaco cerca de 165 anos.
Associações
– Fotografia - Música – Poesia - Vícios, Espiritualidade – Confusão – Sacrifício – Engano – Misticismo.





Neptuno foi descoberto em 1846. Este período foi marcado por promessas e sonhos promovidos pelos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade em que cada país projectou os seus sonhos. Por essa altura foi publicado o manifesto comunista que sonhou com uma sociedade perfeita. Também nesta fase surge o movimento da cruz vermelha e a humanidade passa a estar mais atenta ao sofrimento. O aparecimento da fotografia e cinema também marcam o período de Neptuno.
Planeta da magia, da espiritualidade e do misticismo, ele personifica a vontade de transcender as fronteiras que separam a alma do todo. Este planeta actua como uma névoa sobre a nossa psique podendo trazer confusão, ambiguidade, ilusões e enganos. A sua acção alimenta a nossa fantasia criando ilusões de óptica, por vezes sentimentos de culpa, perda de esperança e falta de energia que nos pode deixar sem acção. Ele provoca insónia, cansaço, falta de concentração e aumenta a acção de drogas e álcool.
Também é conhecido pelo “solvente”, pois dissolve tudo aquilo que já não precisamos, dando-nos oportunidade para romper com as fantasias e sonhos que alimentamos inutilmente.

Neptuno projecta para o plano físico a beleza do mundo superior, já que possui o dom de expressar na matéria uma imagem das realidades espirituais. Os músicos, poetas e artistas têm geralmente nos seus mapas uma forte influência de Neptuno. A sua energia também reflecte compaixão e empatia em relação aos problemas do outro, representando muitas vezes o papel de vítima, mártir e salvador.
Psicologicamente, a função de Neptuno é ajudar-nos a transcender as nossas limitações, através do refinamento e purificação da nossa natureza emocional.
Neptuno rege os marginais, médiuns, psicóticos, vigaristas, ladrões, marinheiros, artistas, mártires, actividades fraudulentas, vícios e dependências. A sua energia deve ser canalizada para a espiritualidade, compaixão humanitária ou inspiração mística e artística. Neptuno representa o amor incondicional que não espera nada em troca, sacrifica-se por algo ou alguém, deixando de lado os desejos individuais para se entregar a algo maior. Quando a humanidade ultrapassar todas as etapas da evolução planetária, saldar todas as dívidas Kármicas, conquistar o saber e praticar a virtude, aí sim estará preparada para abraçar o reino de Neptuno.

Aspectos positivos – Compaixão – Inspiração mística – Sensibilidade – Intuição – Charme – Fé – Entrega – Devoção – Transcendência – Talento artístico – Entusiasmo – Êxtase - Revelação

Aspectos negativos – Embriaguez – Vício – Vítima – Fuga – Sacrifício – Drogas – Confusão – ilusão – Apatia - Masoquismo – Decepção – Mentira – Impressionabilidade – Sofrimento – Dependências – Culpa -  Dissolução.

NEPTUNO – Transcendente – Dissolução – Sonho – Fuga – Fantasia – Fé – Compaixão – Inspiração –Desapontamento – Rendição – Entrega – Cinema – Drogas – Vícios – Culpa – Confusão – Dissolução – Transe – Vítima – Sobrenatural – Sublime – Devoção – Gás – Álcool – Fotografia – Telepatia – Dança – Espiritualidade – Música – Sacrifício – Artes

 

PLUTÃO

 
Signo que rege – Escorpião
Detrimento -  Touro
Casa associada – Oitava casa
Fisiologia – Órgãos genitais, ânus, órgãos de reprodução, nariz, próstata, bexiga, processos destrutivos, o inconsciente, abcessos.
Carreira Médico, Detective, Psicólogo, Psiquiatra, Cirurgião, Gestor financeiro, Físico nuclear.
Rotação ao longo do Zodíaco cerca de 248 anos.
Associações – Transformação, Morte – Renascimento, Vulcões, Poder, Cura, Regeneração, Pacto, Magia, Controlo, Terapeutas.





A descoberta de Plutão em 1930 foi marcada por eventos significativos a nível mundial. A grande depressão de 1929 causou desemprego, pobreza e suicídios. Os regimes ditatoriais sobem ao poder, em particular o partido nazi de Hitler, responsável mais tarde pela II guerra mundial. O plutónio radioactivo surge nesta altura, levando ao desenvolvimento da bomba atómica. A psicologia teve um desenvolvimento surpreendente e a psicanálise atingiu o seu auge. Todos estes acontecimentos são plutónicos.
Este planeta personifica tudo que há de mais sombrio, profundo e misterioso no nosso inconsciente. Está relacionado com o ciclo de concepção, nascimento e morte, no qual a energia está em constante renovação.
Plutão representa as transformações psicológicas exigentes, que acabam por levar ao auto-conhecimento.
A sua missão é regenerar e libertar a psique humana dos seus obstáculos, tabus, dependências e medos através de um processo doloroso de destruição e aniquilação de tudo que é inútil e ilusório. Aceita-se a impermanência das coisas, os fins, as mortes e só assim acontece uma transmutação, uma regeneração, o renascimento do self, livre de ilusões de controlo e poder do ego. Só nos libertamos quando aceitamos tudo aquilo que existe dentro de nós: a dor, o ódio, a inveja, a culpa, os ciúmes, o medo.
Usado de forma construtiva, Plutão pode transmutar as experiências mais negativas, libertando uma enorme força criadora.

Plutão rege as forças ocultas e poderosas que estão dentro de nós. Representa a capacidade de recuperação da energia vital, a força psíquica, o conhecimento das profundezas do ser e todos os processos regenerativos. Ele conduz-nos, pelos caminhos do inconsciente a descobrir o potencial energético que possuímos. Plutão é também sexualidade e resgate kármico colectivo, representa as motivações de uma geração, por isso o signo por onde ele transite, está sujeito a profundas transformações. Plutão no mapa natal, indica também as áreas em que, através de uma perda, dor, morte ou fracasso, nos tornamos mais sábios e conscientes. A sua energia mostra também onde sentimos vontade de controlar, dominar e impor o nosso poder aos outros. A verdadeira lição de Plutão consiste em aprender a utilizar de forma correcta as energias pessoais para a transformação do “eu” e do mundo.

Aspectos positivos – Auto-domínio – Força de vontade – Resistência – Reorganização – Controlo – Purificação – Cura – Renascimento – Poder – Investigação – Grandes negócios – Orgasmo.

Aspectos negativos – Degeneração – Crime organizado – Lutas de poder – Poluição – Obsessão – Ditador – Crueldade – Magia negra – Manipulação – Vingança – Auto-destruição – Macabro – Eliminação.

PLUTÃO – Poder – Hipnose – Morte – Regeneração – Lutas de poder – Cura – Transformação – Ditador – Magia-negra – Secretismo – Psicanalistas – Criminosos – Espiões – Tabus – Tudo o que está escondido – Purificação – Pacto – Renascimento – Radioactividade – Manipulação.

 


 

 

 


FASE ACTUAL
DA LUA


 
© Todos os direitos reservados - Astrologia Carla Oliveira